Acesso ao Super Ensino Games

Tutorial de como acessar o aplicativo através do perfil professor.

    Como funciona o Super Ensino Games perfil Professor? 

    Painel Geral

    perfil prof 01

    No painel geral você terá acesso aos componentes curriculares de Matemática e Língua Portuguesa, além do seu perfil. 

    Clicando na matéria desejada irá aparecer o desempenho resumido da série e turma vinculado ao seu perfil. 

    Clicando no avatar ao lado do seu nome, será direcionado a duas opções. 

    Ir para a conta: Onde voltará para página anterior;

    Sair: Você irá sair do seu perfil. 

    Podemos encontrar nesta mesma opção os níveis de desempenho da turma: 

    Níveis de desempenho

    Jogos finalizados:  São aqueles que os alunos realizaram até o fim, seja os completando ou perdendo todas as vidas;

    Total de missões enviadas: Total de missões criadas e enviadas para a turma;

    Tempo de aprendizagem: Carga horária de aprendizagem total da turma;

    Desempenho da turma: Calcula-se o desempenho com base nos acertos/erros dos alunos em suas jogadas;

    Engajamento da turma: Calcula-se o engajamento com base na quantidade de jogos finalizados pelos alunos da turma, seja os completando ou perdendo todas as vidas. 

    Quais são as modalidades apresentadas na opção Painel Geral?

    Ao clicar no  i   aparecerá um resumo sobre as modalidades como nas imagens abaixo:

    mais informações

    Relatórios

    Relatório de evidências:

    Nesse campo, você poderá escolher gerar um relatório geral, das missões, ilha ou sistema de ensino. Havendo a possibilidade de selecionar informações sobre: 

    1. Painel geral: apresentando os dados por habilidades e quantidades de jogos;
    2. Habilidades: que a turma trabalhou através dos jogos;
    3. Habilidades por aluno: dado que lhe possibilitará analisar cada aluno para estar visualizando a habilidade que eles estão apresentando maior dificuldade.

    Basta selecionar a série desejada, o tipo de dados a ser gerado e o período.

    relatório de habilidades

    Ao gerar o relatório de evidências, basta clicar em baixar PDF, que será salvo em seu dispositivo.

    relatório de evidências

    Lembrando que ao criar missões utilizando jogos de outro ano escolar é necessário gerar relatórios individuais por ano escolhido.

    Exemplo: Ao criar uma missão utilizando a BNCC do 1° ano escolar e 2° ano, devem ser gerados dois relatórios um para cada ano, pois são habilidades diferentes. 

    Relatório de atividades: 

    Acompanha o desempenho da turma por unidade temática e habilidades da BNCC.

    habilidades

    Ao selecionar a unidade temática de determinada matéria, podemos observar o desempenho da turma nas habilidades gerais utilizadas na unidade, como também o desempenho, quantidade de alunos que realizaram e tempo de aprendizagem nas habilidades específicas como na imagem acima.

    Missões da escola

    O que são missões?

    Missão é um grupo de jogos que o professor pode enviar para toda a turma, grupo de alunos ou individualmente. Além das missões, os nossos SuperAluninhos podem acessar o Explorar e as trilhas de aprendizagem de acordo com os módulos de ensino adicionados com base no currículo da Secretaria de Educação.

    Ah, vale lembrar que temos vários tipos de missões, vamos conhecer um pouco de cada:

    Missão personalizada: onde o professor tem liberdade de criar sua missão com base no planejamento curricular;

    Missão Super Ensino Games: um conjunto de jogos sugeridos pela equipe pedagógica que está alinhada à BNCC;

    Missão compartilhada: conjunto de jogos inseridos e compartilhados por outros professores que utilizam a plataforma;

    Missão de inclusão: conjuntos de jogos elaborados e sugeridos pelo time pedagógico para atender crianças com necessidades especiais;

    Missão dos livros: conjuntos de jogos mapeados pelo time pedagógico com base em materiais didáticos de sistemas de ensino.

    Missões arquivada

    Nesta opção, ficam arquivadas as missões realizadas pelos professores, contudo, elas não se encontram mais disponíveis para o aluno.

    missões arquivadas

    Podemos encontrar nas missões o período que a mesma ficou disponível a quantidade de alunos na missão, o progresso da turma e a situação que podem ser:

    Não enviado: a missão foi criada e poderá ser enviada aos alunos, editada ou excluída;

    Não iniciado: a missão foi enviada, mas a data de início não chegou. Ainda pode ser editada ou excluída;

    Iniciado: a missão está sendo realizada pelos alunos e o professor já poderá ver um relatório em andamento; 

    Finalizada: a missão foi finalizada e o professor poderá ver o relatório final;

    Cancelada: o envio da missão foi cancelado. 

    Ranking das missões

    Nesta modalidade podemos visualizar o ranking de conquistas dos alunos de determinada série, juntamente com a posição, desempenho, dificuldade e quantidade de moedas conquistadas durante o jogo. 

    ranking

    Cadastros

    Turmas: 

    Podemos visualizar os dados da turma selecionada no mês atual. Porcentagem de progresso nas missões da escola e ilhas.

    selecione uma turma

    Alunos:

    Gerar carteirinha: Possui as informações de login dos SuperAluninhos, caso um deles tenha esquecido login ou senha podemos utilizar essa opção para informar os dados de acesso do mesmo. 

    Gerar carta de acesso: Possui instruções de download, senha, login e número da nossa central de atendimento, caso permaneçam dúvidas sobre o uso. 

    carta de acesso

    Como gerar carta de acesso e Carteirinha dos alunos? 

    Passo 1: Selecione o(s) aluno(s) que deseja gerar acesso ou carteirinha:

    Passo 2: Selecione o que deseja gerar:

    Passo 3: Você será direcionado para outra página onde será gerada a carteirinha do aluno, que já poderá ser impressa:

    carteirinha do aluno

    Super Ensino 

    Ao clicar na aba “Super Ensino”, disponibilizamos as opções de livro e missões para melhor acompanhamento nas unidades temáticas:

    acesso super ensino-1

    Livro e missões:  Ao escolher a opção serão disponibilizados cadernos do componente curricular de Língua Portuguesa e Matemática. 

    Após selecionar o componente curricular, o docente terá acesso a:

    Edição e modificação dos estilos de games, podendo aumentar e diminuir os níveis;

    Os níveis de dificuldades poderão seguir as seguintes orientações: 

    • Os docentes terão a possibilidade de alterar o nível de dificuldade, levando em consideração que os assuntos abordados serão do 1° ao 4° ano;

    Poderão ser antecipados ou adiados os assuntos da seguinte forma:

    • Por exemplo, caso o docente ministre aulas para o 2° ano do fundamental I, ele poderá antecipar conteúdos do 3º ano no momento da edição, e com isso aumentará a dificuldade de acordo com as normas da BNCC.

    Na opção indicada, poderá ser usado em casos de habilitação ou retirada do ar.
    Observação: o game poderá ser habilitado ou retirado a qualquer momento.

    Assim que a missão for habilitada será gerado um link, os alunos com login e senha poderão acessá-la.

    Pronto, missão elaborada! Vamos embarcar nesta incrível viagem da Super Ensino Games?

    Na opção “Jogar Missão”, o game adicionado já estará disponível para ser aplicado com os Super Aluninhos.

    Uma visão prévia da missão será sinalizada, assim o docente terá uma base dos procedimentos.

    A aba “Acessar Missão” demonstrará os meios para ser baixado ou aplicado em seu dispositivo, ou também, o docente poderá acessá-lo pela Web.

    Na aba “Ver Relatório” será possível visualizar os dados quantitativos e qualitativos acerca dos acessos dos alunos de tal série e turma. 

    Na opção “Alunos” os dados micros: total de jogos, tempo de aprendizagem, desempenho e o progresso de todos os discentes matriculados aparecerão detalhadamente.  

    Logo que escolhida a opção “Alunos” os dados quantitativos indicarão o progresso e desempenho do aluno, com isso o docente poderá gerar relatório com os tais detalhes;

    Ao clicar em “Jogos”, serão gerados dados macros: total de alunos, desafios realizados, desempenho da turma, tempo de aprendizagem, quantidade de jogos por unidades temáticas ou campo de atuação, além do desempenho da turma em cada jogo. os alunos que estiverem com dados positivos, serão especificamente detalhados. Já os alunos que ainda não acessaram, não possuirão informações.

    Quando queremos analisar os jogos, clicamos na opção “detalhes”, que irá nos apresentar os dados macros de cada game.

    Ou seja, serão apresentados os dados que apresentam o total de alunos, quantidade de alunos que finalizaram, o desempenho da turma e o seu tempo de aprendizagem, que irão gerar os relatórios quantitativos e qualitativos sobre o engajamento e aproveitamento do Super Aluninho dentro da plataforma da Super Ensino Games.